Caminhos Percorridos - Email
Foi por acreditar na arte como uma possibilidade de expressão de vida, do olhar, da percepção daquele que a produz, que o Grupo Matizes Dumont e criou deu novas dimensões às aplicações do bordado. Nesses mais de 30 anos de carreira tivemos o privilégio de ocupar novos espaços e a oportunidade de contribuir de diversas formas para essa manifestação artística ancestral. Tantas coisas já aconteceram, é tanta história, que dá prosa para virar uma noite inteira...
Tudo começou tempos atrás... Demóstenes sugeriu que fizéssemos algo diferente com o nosso bordado aprendido desde a infância. Era um tempo de inovações, de buscar novas possibilidades de criação. Primeiro veio o livro “A Rebelião das Raposas”. O primeiro livro totalmente ilustrado com imagens bordadas e um ponto de partida para nós.
De lá pra cá tivemos o prazer e a alegria de ilustrar com bordados obras de grandes autores brasileiros, como Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros, Thiago de Mello, Rubem Alves, Carlos Brandão, Tetê Catalão, Marina Colasanti, Nilma Lacerda, dentre outros; Também ilustramos livros de autoria das escritoras Ângela e Sávia Dumont, artistas e integrantes do grupo Matizes Dumont. Para nós, tem sido uma grande honra bordar as palavras de gente que escreve palavras para acariciar o coração e nessas andanças levamos o bordado para ilustrar as palavras de grandes amigos e parceiros em mais de 21 publicações literárias. Uma verdadeira inovação na área de ilustração de livros.
Com os livros também vieram as exposições das telas criadas especialmente para ilustrar palavras. O bordado como expressão nas artes plásticas, outro caminho para algo que sempre foi considerado uma arte menor com aplicações meramente decorativas. Nós acreditávamos que o bordado podia ser muito mais! Levamos nossas telas bordadas para as galerias de arte, fizemos exposições em inúmeras capitais brasileiras bem como no exterior. Com muito orgulho tivemos nosso trabalho e o bordado reconhecido no universo das artes visuais, e hoje esse trabalho ocupa museus e as galerias.
As cores, o brilho e a alegria dos bordados saíram do barrado dos vestidos de infância e ganharam liberdade para encantar o mundo com suas cores fortes e cheias de vida.
Exposição no Museu Nacional do Folclore - RJ
Exposição ENTRE RIOS ENTRE NÓS - Museu Nacional da República - 2018 - Brasília
Também na música ilustramos a musicalidade dos baianos Dorival Caymmi e Maria Bethânia. Ilustramos cenas do dia a dia de Dorival Caymmi, com a exposição e publicação do livro imagem e som.
Capa do álbum ”PIRATA" de Maria Bethânia
Livro: Imagem do som, Dorival Caymmi
Seguindo os desafios aí então surgiu a ideia de mobilização social por meio do bordado.
Levamos o bordado para os processos de desenvolvimento pessoal e coletivo. A formação de alguns integrantes do grupo que são psicólogas e educadoras trouxe a oportunidade da criação da vivência (A)Bordar o Ser, como o qual trabalhamos em oficinas onde a linguagem é o bordado.
Vários projetos socioambientais foram realizados. Projetos que buscaram a expansão da consciência criativa, a promoção do desenvolvimento humano, a preservação ambiental, em especial da água, a promoção da saúde, a promoção da educação e o resgate da cultura pela arte do bordado à mão.
Oficina em Pontal do Peba - Maceió
Há quase duas décadas criamos o ICAD – Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont – entidade sem fins lucrativos e com objetivos que o momento atual, no Brasil e no mundo, exige. Soluções inovadoras, fáceis e criativas para transformações sociais. As ações que desenvolvemos são o pretexto para o exercício da cidadania.
Prédio ICAD
Nestas vivências bordadas, na técnica experimentada em trabalhos de mobilização social e arte educação reúne a emoção do ato de bordar e agrega a esta ação a geração de fonte de renda, criando produtos para comercialização e o incentivo ao trabalho coletivo na construção de associações e cooperativas de bordadeiras. Nos caminhos bordados percorridos o Grupo Matizes Dumont encontrou nas oficinas vivenciais de bordado, em todo o Brasil, mais de 25.000 mulheres, homens, jovens e adultos dispostos a registrar em tecido, com agulhas e linhas o lugar onde moram, seus sonhos e esperanças futuras.
Oficinas de Bordado no ICAD
Viu como o bordado pode ter inúmeras possibilidades? A arte de bordar transforma, promove a liberdade, criatividade, desenvolvimento e interação.
Receba o nosso abraço bordado.